sábado, 2 de agosto de 2014

Escrevo-te estas mal traçadas linhas, meu amor

The graceful envelope contest 2014 # Catherine Langsdorf 
Concurso anualmente promovido pelo Grêmio dos Calígrafos de Washington +
Associação Nacional dos Carteiros dos EUA




Carta (Ruy Guerra - Francis Hime) # Olivia Hime





Adoro relações epistolares e guardo com carinho algumas centenas de cartas, postais, bilhetes, cartões recebidos de familiares e amigos. Houve uma época em que a ida aos Correios era ato rotineiro e a passagem do carteiro aguardada com expectativa e prontidão. Entre esses dois momentos, desenrolava-se o ritual de construção diligente do afeto e exercício perseverante da reciprocidade. 

Comparado com o presente, esse tempo parece ser mais generoso e humanizado. Largo o suficiente para caber o pensar, o silêncio, o descanso, a empatia, a disponibilidade para o outro. Ele permitia escolher papéis, envelopes, enfeites, adesivos; brincar com as palavras, experimentar linguagens, dar asas à imaginação; trocar confidências e mimos; acolher dores, segredos, dúvidas, alegrias; celebrar conquistas e datas especiais; compartilhar sonhos, histórias e infortúnios verdadeiros. 

Pertencíamos a uma rede real, não virtual, na qual a intimidade era urdida com paciência, entrega, profundidade. Com menos pressa,  menos máscaras e com as marcas visíveis da subjetividade de cada um: caligrafia singular, dicção própria, estilo inconfundível, narrativas e percepções originais.  "Intimidade para mim é isto: escrever para si mesmo e enviar a amigos próximos. Assim, viu, Cafu?" Um fragmento de correspondência que ilustra alguém que abria seu Ser como uma flor.

Na atualidade, o carteiro praticamente só entrega contas, compras, multas, propaganda. O e-mail tem muitas qualidades positivas e é uma ferramenta facilitadora de aspectos necessários à comunicação interpessoal e ao manuseio pragmático da vida. Mas ele é diferente da carta e talvez isso explique por que as mensagens de ser a ser, de alma a alma estejam ficando tão rarefeitas ultimamente. Qual o significado desse fato para os relacionamentos e as amizades? Fica a questão para ser analisada.

Essas reflexões não começaram agora, mas voltaram à baila por causa da feliz descoberta do blog Pensados a Tinta, de Eliana Resende e, por meio dele, do site Amor em Cartas, projeto de trabalho voluntário desenvolvido por Patrícia Mello, Yve Akemi e Carol. Gostei dos dois e passo adiante a dica para quem tiver interesse em prosseguir no assunto.






Onde:


Palavras de Guerra # Olívia Hime

http://calligraphersguild.org/envwinners2014.html

http://pensadosatinta.blogspot.com.br/

http://www.amoremcartas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário