quarta-feira, 1 de julho de 2015

A derrota (ainda que frágil) do espírito bárbaro de vingança


Charge de Latuff


A onda de selvageria passou pelo queixo, mas não nos afogou...ainda.

Fernando Brito


Em condições normais, poderíamos dizer que a redução da maioridade penal foi rejeitada. Embora tenham faltado cinco votos, não seria crível que, negada a redução para crimes hediondos, pudesse passar a redução para todos os crimes, mesmo os mais leves. Mas, nestes tempos de Eduardo Cunha, onde já vimos votações virarem ao avesso do dia para a noite, é bom manter a atenção. 
Levou-se anos para aprovar um plano nacional para a Educação. Leva-se dias para formular e votar um “plano nacional de prisão”, um rasgo demagógico que envergonha qualquer pessoa séria. Contrário, inclusive à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, do qual o Brasil é signatário. 
É um escárnio tratar algo extremamente sério e preocupante, a criminalidade juvenil, com um espírito bárbaro de vingança, como se Herodes fosse salvar o Império Romano . Quem quiser falar a sério disso tem de falar de família, de escola, de meios de comunicação, de valores, de convivência. E precisamos falar muito sobre isso, não de demagogia de “prendeu, resolveu”. Porque já prendemos mais de 600 mil brasileiros e não há notícia de que isso tenha resolvido algo, nem com adultos nem com adolescentes. 
Estamos nos aproximando do hospício da Casa Verde de Machado de Assis e logo estaremos com tanta gente presa que trabalharemos e viveremos para sustentar o nosso ódio.
Nós, que enchemos a boca para falar de liberdade, parecemos consumidos pelo desejo de prender, num paradoxo de selvageria que não me lembro de ter visto nem sob a ditadura. E o principal tacape sobre as nossas mentes é, sem dúvida, um sistema de mídia que alimenta diariamente o ódio como forma de consecução de seus interesses políticos. 
Mesmo com a derrota da “Emenda Herodes”, não dá para comemorar o que estamos vivendo. O conservadorismo, no Brasil, sempre respeitou certos limites e, agora, liderado – formalmente, pois seus líderes reais são outros – por uma súcia de picaretas da pior espécie, está todos os dias ameaçando o Brasil de regredir anos, décadas, séculos.


Onde:

http://tijolaco.com.br/blog/?p=27981

http://juntos.org.br/2013/04/contra-a-reducao-da-maioridade-penal-por-mais-direitos-para-a-juventude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário