quarta-feira, 11 de junho de 2014

Budismo é a filosofia deles; futebol, a religião

A Copa # Filme de Dzongzar Kyentze Norbu




Trailer do filme



Tempo de futebol # Marco Pereira




A Copa (Phörpa) é um filme dirigido pelo lama butanês Dzongzar Khyentse Norbu. A trama envolve dois pequenos monges tibetanos, refugiados na Índia e noviços em um remoto mosteiro do Himalaia. A história se desenvolve em torno da tentativa desesperada dos garotos, loucos por futebol, de obter uma televisão para o mosteiro, a fim de assistir ao final da Copa do Mundo de 1998. O filme é delicioso e retrata com bom humor a paixão universal pelo futebol, independentemente das diferenças culturais, religiosas ou étnicas.
O diretor Khyentse Norbu foi assessor de Bernardo Bertolucci no filme O Pequeno Buda (no qual, inclusive, fez uma pequena ponta). Ele também estudou cinema na escola de cinema NYC, nos EUA. O filme foi lançado em 1999, na Quinzena dos Realizadores, que ocorre paralela ao Festival de Cannes. Em 2007, ganhou versão em DVD. O mestre budista também é apaixonado por futebol e tem grande simpatia pela seleção brasileira.

Que os Budas e Bodhisatvas protejam o Brasil e seu povo, os visitantes, a Copa de 2014 e tragam bençãos de paz, confraternização, diversão, arte e alegria para todos, pois esse é o espírito maior do futebol e dos esportes em geral.

Om Vajrasattva hum.


Onde:

The Cup # DVD


O samba da minha terra

2 comentários:

  1. Adorei saber disso! O filme deve mesmo ser uma delícia

    ResponderExcluir
  2. Conseguiu! Parabéns. :))
    Vi o filme anos atrás, no templo budista de Três Coroas. Na ocasião, Dzongzar Kyentze deu ensinamentos sobre O Caminho do Bodhisatva e apresentou o filme para os participantes. Foi ótimo.

    ResponderExcluir