sábado, 28 de junho de 2014

Brasil: campeão no combate à mortalidade infantil (1990 - 2014)

Mortalidade infantil: Qual o score? # The Health Site



Estrelada (Milton Nascimento - Márcio Borges) # Milton Nascimento, Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí



Sabia (Pablo Bertola - Júlia Medeiros) # Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí




A Copa do Mundo está sendo um sucesso dentro e fora dos gramados, pelos ótimos jogos,  torcidas vibrantes, celebrações pacíficas e confraternização entre os povos. Bilhões de pessoas estão acompanhando os acontecimentos e despertando a curiosidade a respeito do Brasil.
Em meio a tantas notícias envolvendo o maior evento esportivo do planeta, uma delas quase passou batido, embora signifique muito para os brasileiros.
Dos 32 países participantes da Copa, o Brasil foi o que mais reduziu a mortalidade infantil na faixa de crianças até 5 anos. O estudo compara a situação de cada país entre 1990 e 2014. Todos, sem exceção, melhoraram seus índices e isso é bom. É óbvio que países desenvolvidos já começaram de patamares baixos e os reduziram ainda mais. Alguns países não tão desenvolvidos, mas menos desiguais, também. Os países pobres diminuíram, embora a mortalidade infantil continue altíssima. Em relação ao Brasil os números são alvissareiros: 77% a menos de mortes. Em 1990 eram 64 óbitos por 1000 crianças e  atualmente são 14. 
Catorze crianças mortas em cada 1000 não são motivos de orgulho e satistação pra ninguém, mas a melhora ocorrida e o empenho em reduzir a pobreza e a desigualdade são. Somos a sétima economia do mundo e podemos fazer muito mais nos quesitos distribuição de renda, direitos sociais, qualidade de vida e cidadania. Os avanços são animadores e mostram que estamos no caminho certo, apesar de resistências, preconceito e desinformação em relação às políticas públicas de inclusão social. 

A matéria do blog Tijolaço, explica tim-tim por tim-tim essa importante vitória.


E porque a mídia brasileira não destaca esta Copa? Afinal, são crianças vivas…


Fernando Brito

Saiu com quase nenhum destaque e com o texto frio de um press-release copiado no Estadão.
Mas é uma notícia ótima, destas de encher de alegria os brasileiros.
Porque se trata de centenas de milhares de vidas de crianças que foram poupadas.
Um site de saúde da Índia, o The Health Site, se entusiasmou muito mais e publicou esta imagem e um texto muito mais esclarecedor.
Já “tascou” no título: ” O Brasil já ganhou a Copa do Mundo”.
E, bem-humorado, esclarece:
Bem, nós não estamos dizendo Neymar e o destino de seus companheiros  na Copa do Mundo está decidido, estamos apenas dizendo que,  quando a mortalidade infantil está em causa, o Brasil teve o melhor desempenho entre os seus rivais, vencendo a taça que realmente importa. Desde 1990, os brasileiros reduziram a sua taxa de mortalidade infantil em 77 por cento.
O site publica a imagem que nenhum jornal aqui publicou e que a gente reproduz em parte aí em cima e está aqui, na íntegra.
É o  ranking “ Mortalidade Infantil: Qual é o placar?”, que está sendo lançado neste final de semana da reunião do Fórum Mundial de Parceiros para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil , em Joanesburgo,  na África do Sul.
Os indianos reproduzem o que diz Paulo Vicente Bonilha de Almeida, coordenador de saúde da criança do Ministério da Saúde do Brasil.
- Há duas razões principais para a redução da mortalidade infantil no Brasil: a ampliação do acesso aos cuidados de saúde primários e Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do mundo”.O Programa Nacional de Imunizações aumentou as taxas de vacinação entre as crianças brasileiras e da Política Nacional de Aleitamento Materno mais do que quadruplicou a amamentação.
E o site diz mais:
“Desde 1988, a Constituição do Brasil tem garantido a sua cobertura de saúde universal dos cidadãos, para que eles possam acessar os serviços de saúde para salvar vidas, independentemente da capacidade de pagamento. Bolsa Família fornece transferências em dinheiro para famílias pobres em troca de garantir que as crianças recebam as vacinas e frequentem a escola. Hoje, para cada 1.000 nascimentos no Brasil, apenas 14 crianças morrerão antes do seu quinto aniversário – muito menos que as 62 em 1990. 
Tragicamente, nem todos os países estão fazendo, assim como o Brasil em salvar vidas de crianças. Por exemplo, embora a Nigéria tem reduzido a mortalidade infantil em 42 por cento desde 1990, ele ainda tem a maior taxa de mortes de crianças de todas as nações do futebol na Copa do Mundo de 2014. Para cada 1.000 nascimentos na Nigéria, 124 crianças morrerão antes de atingirem 5 anos de idade.”
Claro que nossa taxa ainda é muito alta e precisa chegar perto da que deve ser, quando se trata de vidas de crianças: zero.
Mas é também uma vergonha para um país que sua mídia não dê a estas vitórias, como dá às do futebol – o destaque que elas merecem, até porque alerta para o tema, que não é só médico-hospitalar, mas de educação do nosso povo para hábitos de saúde.




Onde:



Pra Nhá Terra # Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí
Participação especial: Milton Nascimento


http://tijolaco.com.br/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário