domingo, 8 de março de 2015

Em busca do espírito de 45

The spirit of 45 # Escrito e dirigido por Ken Loach

O documentário completo, com legendas em português está disponível neste link, no player DropVideo:

http://megafilmeshd.net/the-spirit-of-45/




Em 1945, logo após o fim da II Guerra Mundial, o Partido Trabalhista inglês venceu as eleições pela primeira vez em sua história. Foi uma vitória esmagadora e com um programa socialista que defendia as seguintes prioridades para as políticas públicas: segurança contra guerras, emprego, comida, moradia, vestuário, educação de qualidade, lazer, saúde e previdência universalizados, como condição para se construir uma sociedade livre, democrática, eficiente, justa e progressista.

Embora fosse o berço da Revolução Industrial e tivesse sido, até o início do século XX, a nação mais rica e poderosa do planeta - o "império onde o sol nunca não se punha" -, a Inglaterra convivia com índices de desigualdade acachapantes em seu próprio quintal. Desemprego, miséria, insalubridade, cortiços e favelas, doenças, fome, raquitismo eram a experiência cotidiana de parte significativa da população inglesa.

O documentário acima conta a história da superação dessas condições no pós-guerra, por meio das lutas do povo inglês e da liderança do movimento trabalhista. Graças a eles se construiu o Estado de Bem-estar Social na Inglaterra, considerado um modelo de vida civilizada e de sociedade justa. 

Conta também o desmonte gradativo dessas conquistas, a partir da década de 1970, devido às políticas neoliberais comandadas pelo Partido Conservador de Margaret Thatcher e ao auxílio luxuoso de pelegos e traidores do movimento sindical e trabalhista inglês.

Enfim, um ótimo material para se pensar os impasses e os caminhos de nosso mundo em crise, do nosso país em crise.

Mais democracia e não menos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário