terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O paraíso são os outros

Ciranda das estrelas # Antônio Poteiro



Jogo de roda (Rui Guerra - Edu Lobo) # Olívia Hime e Dona Edith do Prato


"O inferno não são os outros, pequena Halla. Eles são o paraíso, porque um homem sozinho é apenas um animal.  A humanidade começa nos que te rodeiam, e não exatamente em ti. Ser-se pessoa implica a tua mãe, as nossas pessoas, um desconhecido ou a sua expectativa. Sem ninguém no presente nem no futuro, o indivíduo pensa tão sem razão quanto pensam os peixes. Dura pelo engenho que tiver e parece como um atributo indiferenciado do planeta. Parece como uma coisa qualquer."

Valter Hugo Mãe - Trecho de A desumanização.



10


Um dia, eu e essa pessoa desconhecida vamos nos encontrar por algum motivo, e uma intuição talvez nos diga que chegamos à vida um do outro. Eu não acredito sempre nisso. Mas não posso deixar de estar atenta. De todo modo sou assim mesmo: fico atenta a toda gente. Gosto de olhar discretamente. Confesso.

Imagino a vida dos outros. Não é por cobiça. É por vontade que dê certo. Por exemplo, vejo alguém sem cabelo e invento que há gente que só gosta de homens carecas, para que ser careca seja uma vantagem ou, pelo menos, desvantagem nenhuma.

Acho que invento a felicidade para compor todas as coisas e não haver preocupações desnecessárias. E inventar algo bom é melhor do que aceitarmos como definitiva uma realidade má qualquer. A felicidade também é estarmos preocupados só com aquilo que é importante. O importante é desenvolvermos coisas boas, das de pensar, sentir ou fazer.


12

Descubro cada vez mais que o paraíso são os outros . Vi num livro para adultos. Li só isso: o paraíso são os outros. A nossa felicidade depende de alguém. Eu compreendo bem.


13

Mães, pais, filhos, outra família e amigos, todas as pessoas são a felicidade de alguém, porque a solidão é uma perda de sentido que faz pouca coisa valer a pena.
Na solidão, vale a pena tentar encontrar alguém. O resto é tristeza. A tristeza a gente respeita e deita fora. A tristeza a gente respeita e , na primeira oportunidade , deita fora. É como algo descartável. Precisamos usar mas não é bom ficar guardada.

Valter Hugo Mãe -  Trechos de O paraíso são os outros




Onde:
O paraíso são os outros # Valter Hugo Mãe - Obras de Nino Cais
Ed. Cosac Naify


Palavras de Guerra # Olívia Hime

2 comentários:

  1. Esse livro é lindo. Minha professora leu durante uma aula de Literatura Infantil-Juvenil e eu simplesmente fiquei muda, encantada e não pensei em outra coisa senão nas minhas relações com pessoas próximas.

    ResponderExcluir

  2. Oi, Maitê.
    Só agora vi sua mensagem. Desculpe-me!
    Você conhece "O Filho de Mil Homens"? É o meu favorito.
    Obrigada pela visita.
    Beijos.

    ResponderExcluir