domingo, 8 de março de 2015

Em busca do espírito de 45

The spirit of 45 # Escrito e dirigido por Ken Loach

O documentário completo, com legendas em português está disponível neste link, no player DropVideo:

http://megafilmeshd.net/the-spirit-of-45/




Em 1945, logo após o fim da II Guerra Mundial, o Partido Trabalhista inglês venceu as eleições pela primeira vez em sua história. Foi uma vitória esmagadora e com um programa socialista que defendia as seguintes prioridades para as políticas públicas: segurança contra guerras, emprego, comida, moradia, vestuário, educação de qualidade, lazer, saúde e previdência universalizados, como condição para se construir uma sociedade livre, democrática, eficiente, justa e progressista.

Embora fosse o berço da Revolução Industrial e tivesse sido, até o início do século XX, a nação mais rica e poderosa do planeta - o "império onde o sol nunca não se punha" -, a Inglaterra convivia com índices de desigualdade acachapantes em seu próprio quintal. Desemprego, miséria, insalubridade, cortiços e favelas, doenças, fome, raquitismo eram a experiência cotidiana de parte significativa da população inglesa.

O documentário acima conta a história da superação dessas condições no pós-guerra, por meio das lutas do povo inglês e da liderança do movimento trabalhista. Graças a eles se construiu o Estado de Bem-estar Social na Inglaterra, considerado um modelo de vida civilizada e de sociedade justa. 

Conta também o desmonte gradativo dessas conquistas, a partir da década de 1970, devido às políticas neoliberais comandadas pelo Partido Conservador de Margaret Thatcher e ao auxílio luxuoso de pelegos e traidores do movimento sindical e trabalhista inglês.

Enfim, um ótimo material para se pensar os impasses e os caminhos de nosso mundo em crise, do nosso país em crise.

Mais democracia e não menos!

sábado, 7 de março de 2015

Sem medo e sem pressa

Hawking  # Produzido, dirigido e filmado por Stephen Finnigan.

O documentário completo, com legendas em português, pode ser visto aqui:

http://megafilmeshd.net/hawking/



"A vida seria trágica, se não fosse divertida."

Stephen Hawking



Onde:

Hawking # Stephen Finnigan

http://www.brainyquote.com/quotes/authors/s/stephen_hawking.html

sexta-feira, 6 de março de 2015

Não me vendo, não se venda, não se vende

Poema de Augusto de Campos



A terceira margem do rio (Milton Nascimento - Caetano Veloso) # Caetano Veloso



"Nothing written for pay is worth printing. Only what has been written against the market."

Ezra Pound


Onde:

À margem da margem # Augusto de Campos
Ed. Companhia das Letras

Circuladô (vivo)cd1# Caetano Veloso

http://blog.ricecracker.net/tag/ezra-pound/

quinta-feira, 5 de março de 2015

Somos todos Ulisses

Odisseu e as sereias # Vaso grego 480-460 AC



Ítaca (Ulisses Rocha) # Ulisses Rocha



 TODOS SOMOS ULISSES DIARIAMENTE

Flávio Cidade*


Quando Ulisses, depois de 20 anos distante, pisou nas terras de sua Ítaca, na Odisseia, de Homero, não a reconheceu.

Precisou da ajuda da poderosa Atena: aqui é a Ilha de Ítaca, anunciou-lhe a deusa. Mas o apoio de que Ulisses precisou não se limitou à informação sobre o local onde estava.
Sem Atena, o seu plano e as suas delicadas e vigorosas interferências, ele não venceria os terríveis pretendentes ao trono.

Não era suficiente ser “completo” como, de fato, Ulisses era. Inteligente, cauteloso, forte, corajoso, sábio, guerreiro, excelente orador, líder de seu povo e, além disso: pai, marido, filho, companheiro e rei de Ítaca.
Não! O mais astuto dos gregos precisava de mais: precisava saber aceitar ajuda.
Tendo aceitado, bateu os pretendentes e recuperou o seu trono, a sua esposa, a sua família, a sua história, as suas origens.

Todos os dias vivemos pequenas odisseias, as nossas travessias marcadas pelos imprevistos mais surpreendentes.
Não é privilégio dos adultos: é condição do ser humano. Viver a vida.
Quando uma criança começa o seu percurso na escola, encontra desafios semelhantes aos de Ulisses.
Assim como o herói quando retorna a Ítaca, a dificuldade inicial está no reconhecimento do local, na aceitação de que aquele é o seu espaço.

Seguem-se milhares de outros desafios. A questão principal não está em saber ou não as respostas para cada um deles. Se todos somos Ulisses diariamente, o ponto está em saber quem pode ser a deusa Atena, aquela que vai facilitar os caminhos. Há várias opções: professores, auxiliares de classe, funcionários, coordenadores, diretores.

Mas sempre o mais interessante é que a criança possa encontrar a sua Atena em outra criança.

É quando tudo faz sentido: o teu igual é capaz de te aceitar, de te compreender, de te auxiliar.

É disso que trata a escola todos os dias, com os seus Ulisses e as suas Atenas.

* Coordenador do Ensino Fundamental 1 do Colégio Ítaca (SP)



Onde:

Só # Ulisses Rocha

http://educacao.estadao.com.br/blogs/colegio-itaca/todos-somos-ulisses-diariamente/

http://traumwerk.stanford.edu/philolog/2009/10/homers_odyssey_in_art_sirens_f.html

quarta-feira, 4 de março de 2015

A alegria de con-viver

A noite estrelada # Vicent Van Gogh




Cosmos e Damião (Moraes Moreira - Luiz Galvão) # Novos Baianos


O homem; as viagens


O homem, bicho da Terra tão pequeno
chateia-se na Terra
lugar de muita miséria e pouca diversão,
faz um foguete, uma cápsula, um módulo
toca para a Lua
desce cauteloso na Lua
pisa na Lua
planta bandeirola na Lua
experimenta a Lua
coloniza a Lua
civiliza a Lua
humaniza a Lua.

Lua humanizada: tão igual à Terra.
O homem chateia-se na Lua.
Vamos para Marte — ordena a suas máquinas.
Elas obedecem, o homem desce em Marte
pisa em Marte
experimenta
coloniza
civiliza
humaniza Marte com engenho e arte.

Marte humanizado, que lugar quadrado.
Vamos a outra parte?
Claro — diz o engenho
sofisticado e dócil.
Vamos a Vênus.
O homem põe o pé em Vênus,
vê o visto — é isto?
idem
idem
idem.

O homem funde a cuca se não for a Júpiter
proclamar justiça junto com injustiça
repetir a fossa
repetir o inquieto
repetitório.

Outros planetas restam para outras colônias.
O espaço todo vira Terra-a-terra.
O homem chega ao Sol ou dá uma volta
só para tever?
Não-vê que ele inventa
roupa insiderável de viver no Sol.
Põe o pé e:
mas que chato é o Sol, falso touro
espanhol domado.

Restam outros sistemas fora
do solar a col-
onizar.
Ao acabarem todos
só resta ao homem
(estará equipado?)
a dificílima dangerosíssima viagem
de si a si mesmo:
pôr o pé no chão
do seu coração
experimentar
colonizar
civilizar
humanizar
o homem
descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de con-viver.

Carlos Drummond de Andrade - As Impurezas do Branco 




Onde:

Nova Reunião 1# Carlos Drummond de Andrade
José Olympio Ed./ Instituto do Livro

Série dois momentos # Novos Baianos

https://www.google.com/culturalinstitute/u/0/asset-viewer/pla-gogh/twE3I3KiaXhCyg?hl=en&projectId=art-project

terça-feira, 3 de março de 2015

Criar o sentido da vida

Neil deGrasse Tyson responde à pergunta de um menino de "6  3/4 anos" sobre o sentido da vida.




Cosmos: Uma odisséia espaçotempo # Fox & National Geografic Channel
Apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson

Temporada 1  disponível com legendas em português :

http://www.seriesvideobb.com/2014/05/assistir-cosmos-a-spacetime-odyssey-1-temporada-online.html

http://megafilmeshd.net/series/cosmos-a-space-time-odyssey.html

VIVA O CARL SAGAN!

domingo, 1 de março de 2015

Eparrei!



Existe uma revolução silenciosa na área de geração e transmissão de energia no Brasil, mas ninguém sabe disso, porque notícia boa não sai no jornal, na TV, no rádio. A imprensa está preocupada em derrubar o governo democraticamente eleito, empossado há apenas dois meses, e não em informar os fatos da realidade à população.
Sinistro! Como dizem os mais jovens.


Vento bravo ( Edu Lobo - Paulo César Pinheiro) # Vânia Bastos  




Onde:

nabocadolobo # Vânia Bastos