sábado, 7 de fevereiro de 2015

O todo e a parte: trama intrincada de conexões e interdependência

BBC 2 - Secrets of our Living Planet- Waterworlds # Chris Packham



Os caracóis-maçã salvam a região do Pantanal de perecer na podridão, com a ajuda de sua arma secreta, um snorkel!   Na época das cheias, eles reciclam e oxigenam o ecossistema, que de outro modo morreria sufocado pela falta do precioso gás. Na vazante, eles continuam o trabalho de decomposição da matéria orgânica, fundamental para a saúde e o equilíbrio do Pantanal e de todas as suas formas de vida. Moluscos são o sustentáculo desse complexo habitat, um dos mais ricos em biodiversidade do planeta. E ainda servem de alimento para répteis, aves e mamíferos do lugar.

Da forma similar, os caranguejos de Sunderbans, na Índia, criam uma rede de túneis que levam oxigênio e nutrientes para as raízes do mangue, sustentando os herbívoros, que por sua vez alimentam os tigres. Os ursos pardos, comedores de salmões, espalham pelas florestas temperadas do norte, os nutrientes marinhos essenciais à existência das plantas e dos animais nativos. Nas savanas africanas, a grama possibilita o desenvolvimento de uma rede sofisticada de relações de troca e interdependência. Nos oceanos os processos envolvendo cadeias intrincadas de seres se repetem.

A teia da vida é perfeita e seus elementos têm importância e sentido. Nada está separado, isolado ou fora de lugar. Todos  são imprescindíveis, participam do conjunto, colaboram com ele e a ele devem sua existência. Seja mineral, vegetal ou animal. 

A Natureza produziu o maravilhoso planeta em que vivemos. Até onde sabemos, ele é um fato raro, quiçá único, no Universo. Nós, humanos, seres recentes e predadores agressivos, sem compreendê-la, sem amá-la, e sem conhecer as consequências de nossa atividade disruptora, estamos destruindo, em curto espaço de tempo, uma obra que levou 4,5 bilhões  anos para chegar a este ponto. Conosco ou sem nós, a Terra seguirá seu caminho até a extinção do sol. Nós precisamos muito mais dela do que ela de nós.

Quem é mesmo a inteligência do pedaço?






Onde:

http://www.bbc.co.uk/programmes/b01k73zy

http://www.netflix.com/WiMovie/70299013

Nenhum comentário:

Postar um comentário